domingo, 29 de janeiro de 2012

O Apocalipse sob o ponto de vista profético - As setenta semanas de Daniel

No passado, antes do nascimento de Jesus, houve uma época em que eram muitos os pecados dos homens. Sabendo das graves conseqüências que isto traria ao povo, o profeta Daniel começou a orar a Deus intercedendo pelo povo (Dan. 9:3-5).

Estando ainda orando, Deus mandou o anjo Gabriel para falar com o profeta (Dan. 9:21-22). A mensagem que o anjo trazia da parte de Deus era que, em setenta semanas, Deus iria acabar com todo o pecado do meio do povo de Israel e que iria ungir o Santo dos Santos (Dan. 9:24). Vamos explicar isto.

Em primeiro lugar, as semanas proféticas mencionadas no texto são semanas de anos, ou seja, assim com uma semana normal tem sete dias, a semana profética tem sete anos, portanto nestas setenta semanas estamos falando de setenta semanas de anos,isto é, setenta vezes sete anos correspondendo a quatrocentos e noventa anos (Lev. 25:8).

Ungir o Santo dos Santos significa que Jesus Cristo irá ser ungido Rei para reinar sobre o seu povo. Sabemos que a obra completa de Jesus abrangia a unção para Profeta, Sacerdote e Rei.

Jesus já foi profeta quando trouxe a Palavra de Deus aos homens. Foi Sacerdote quando sacrificou a si mesmo para expiação do pecado do mundo, e falta ainda sentar no trono de Davi para reinar entre seu povo. Esta função de Rei, Jesus ainda não exerceu literalmente porque os judeus não o aceitaram como Rei.

Resumindo, Deus disse a Daniel que em setenta semanas, ou seja, em quatrocentos e noventa anos, todo pecado e toda iniqüidade seriam extintos do mundo e no final Jesus viria para sentar no trono e reinar literalmente entre os judeus aqui na terra.

A humanidade está no mundo já há seis mil anos, e onde podemos encaixar estes quatrocentos e noventa anos? Na mesma profecia encontramos explicação para o inicio da contagem.

Esse período de quatrocentos e noventa anos iniciou no momento em que foi dada a autorização para reconstruir a cidade de Jerusalém que havia sido destruída (Dan. 9:25).
Até o Messias, completar-se-iam sessenta e nove semanas, ou seja, quatrocentos e oitenta e três anos, sendo sete semanas para reconstruir a cidade e mais sessenta e duas semanas até o Messias.

Esta autorização para reconstruir a cidade foi dada pelo Rei Artaxerxes a Neemias durante o Império Persa (Neem. 2:1,5,8). Portanto a contagem das 70 semanas, ou 490 anos, se inicia no momento em que o rei Artaxerxes autorizou Neemias a reconstruir a cidade de Jerusalém.

A marca do Messias, completando sessenta e nove semanas, é encontrada nos dias em que Jesus entrou triunfalmente na cidade de Jerusalém montado em um jumentinho, para ser aclamado Rei dos Judeus (Lucas. 19:35-38). Este acontecimento foi profetizado pelo profeta Zacarias (Zac. 9:9).

Se forem feitos os cálculos pelo calendário, veremos que desde a ordem dada a Neemias para reconstruir a cidade, até a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, são decorridos exatamente quatrocentos e oitenta e três anos, ou sessenta e nove semanas.

Mas a profecia era de setenta semanas, portanto ainda estaria faltando uma semana, ou seja, sete anos para completar o período. Logo mais veremos onde encontraremos esta semana faltante.

Todos estes cálculos podem parecer confusos, mas é bem simples de entender. De acordo com o plano de Deus, a partir da autorização para reconstruir a cidade, se passariam quatrocentos e noventa anos e Jesus teria extirpado o pecado, e estaria no trono como Rei conforme profetizado por Daniel.

Ocorre que não foi exatamente assim que aconteceu. Quando Jesus entrou na cidade levado por seus discípulos para ser aclamado Rei, o povo não reconheceu Jesus como Messias e não o aceitou como Rei (João. 1:11).

Mais uma vez o plano de Deus não se completa por interferência do homem que continua rebelde e desobediente a Deus. Mas como já dissemos que Deus não se vê frustrado em seus planos, Ele novamente interrompeu a historia, agora, com o povo judeu para estabelecer mais um plano intermediário antes de continuar com seu propósito.

Como os judeus não reconheceram o Messias e não receberam Jesus com Rei, Deus "deixou um pouco os judeus de lado" abrindo um intervalo na história para dar oportunidade aos gentios, ou seja, aos povos que não são judeus (Atos. 13:46).

Para ilustrar este fato, Jesus contou uma parábola mostrando exatamente o que aconteceu (Lucas. 14:15-24).

Nesta parábola, Jesus conta a história de um homem que preparou uma grande ceia e convidou os seus amigos mais chegados. Um a um, os convidados se esquivaram com desculpas para não comparecer na ceia. Um disse que havia comprado um terreno e precisava ir vê-lo, outro disse que havia se casado e não podia ir, enfim todos se desculparam e não aceitaram o convite. O homem ficou indignado e mandou os criados irem à rua chamar todos que encontrassem, os mancos, os maltrapilhos, os mendigos, até completar todos os lugares disponíveis na mesa da ceia. No final, diz que nenhum daqueles primeiros convidados iria provar da sua ceia.

Na vida real, esses convidados da rua são os gentios a quem Deus abriu as portas e convidou para comparecer à grande ceia, ou seja, as bodas do Cordeiro. Jesus veio para o seu povo, os judeus, mas eles não o receberam, agora Jesus está preparando a sua igreja formada pelos gentios, igreja esta, que é também chamada de "A Noiva de Cristo" e que um dia será levada para a grande ceia no lugar dos primeiros convidados (Ap. 19:7). Marque bem este fato: Jesus disse em sua parábola que nenhum dos seus convidados provaria da sua ceia.

Hoje estamos vivendo os dias dessa igreja que está sendo preparada como uma noiva (2Cor. 11:2 e Efes. 5:27), e estamos exatamente no intervalo que Deus abriu na história dos judeus quando a contagem das setenta semanas foi interrompida.

Voltando à profecia de Daniel (Dan. 9:24) vejamos onde está a última semana faltante.
Daniel diz que depois das sessenta e nove semanas (sete mais sessenta e duas), o Messias seria tirado (Dan. 9:26), como realmente aconteceu. Jesus, depois que ressuscitou, foi levado ao céu onde está ao lado de Deus até hoje.
Em seguida viria um príncipe que faria um concerto com muitos por uma semana. Estas semanas, somadas às sessenta e nove, completam as setenta semanas profetizada por Daniel.

Não podemos esquecer que após a retirada do Messias, há um intervalo de tempo para a igreja, que vai estar completando dois mil anos, e depois disso é que virá o anticristo durante a tribulação de sete anos, a última semana faltante.

Este príncipe que há de vir é o anticristo, ou a besta do apocalipse, um homem terrível que estará reinando na terra sob o controle de Satanás por um período de sete anos. Estes sete anos são os sete anos de tribulação registradas no livro do Apocalipse nos capítulos 4 até 19.

Quando finalmente todos os lugares da mesa estiverem preenchidos pelos convidados da rua (nos referimos à parábola), então a era da igreja vai terminar e Jesus voltará para assumir o trono.

A volta de Jesus com a sua igreja para reinar, pode ser lida no Apocalipse capitulo 19 versos 11 a 14.
Aproveite este momento, e leia atenciosamente os textos de Lucas 19:35-38 e de Apoc. 19:11-16 comparando estes dois textos.
Em Lucas vamos encontrar Jesus sentado em um jumentinho seguindo em direção à cidade de Jerusalém sendo seguido pelos seus discípulos que o aclamavam como Rei. No Apocalipse, vamos encontrar Jesus sentado em um cavalo branco descendo do céu sendo seguido pela sua igreja também em cavalos brancos reconhecendo-O com Rei.

Como podemos ver, Deus cumpre o seu plano, toda Palavra de Deus se cumpre integralmente.

Na seqüência do estudo, veremos mais tarde que naquele dia da volta de Jesus, a terra já estará restaurada, todos os homens infiéis a Deus serão mortos, e nesse momento Jesus sentará no trono e reinará sobre os que permaneceram fiéis e sem pecado. Esta será a época que chamamos de Milênio ou o reino milenar de Cristo juntamente com a sua igreja.

Desta maneira estamos vendo a profecia de Daniel relativa às setenta semanas se cumprir na sua íntegra. Estamos aguardando o reinicio da contagem para completar a última semana, quando Deus continuará tratando com os judeus. Quando isto acontecer, a igreja, os convidados da rua, estarão na grande ceia com Jesus.

Neste momento cabe uma pergunta: onde você estará? Você será um dos convidados que rejeitou o convite ou você estará sentado na mesa da ceia com Jesus?

Na próxima postagem estaremos estudando a primeira visão que João teve e registrou no primeiro cap do livro do Apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário