sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Uma visão panorâmica do Apocalipse

Adaptado por Antônio Carlos da Silva

Neste vamos apresentar, de uma forma simplificada, uma visão panorâmica de toda história da humanidade tal como se encontra relatada na Bíblia, tendo como objetivo chegar ao entendimento dos fatos narrados no livro do Apocalipse.

Desde o dia em que foi dada a revelação ao apostolo João, muitas coisas desta profecia já estão acontecendo e outras ainda irão se cumprir até o fim da história desta humanidade quando então terá início uma nova história no novo Éden que jamais terá fim. Esta será a eternidade planejada por Deus desde o princípio da criação.

  • "E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe." (Apoc. 21:1)
  • "E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas estão fortalecidas e habitadas." (Ezequiel 36:35)

No princípio de toda historia da humanidade, Deus colocou o primeiro homem no mundo, Adão, e desde então a terra começou a ser habitada (com todo respeito aos evolucionistas, nós cremos única e exclusivamente na Palavra de Deus revelada através das Escrituras Sagradas).

A partir de Adão, passaram-se aproximadamente dois mil anos quando surgiu no mundo um outro homem de real importância para nosso estudo. Trata-se de Abraão. Algo extraordinário aconteceu no relacionamento entre Deus e os homens através de Abraão. Deus estabeleceu uma aliança fazendo uma promessa a esse homem. Este fato é vital para o entendimento do livro do apocalipse, sempre lembrando que as promessas de Deus cumprem-se literalmente na íntegra.

Vamos destacar duas promessas feitas por Deus a Abraão:

  1. Deus estabeleceu que a descendência de Abraão seria extremamente numerosa, comparada com as estrelas no céu e a areia do mar.
  2. A descendência de Abraão iria possuir a terra perpetuamente.

Através dessa promessa surgiu no mundo um povo especial controlado e protegido por Deus. É o povo de Israel. Para quem não sabe, Abraão, que recebeu a promessa, teve um filho chamado Isaque. Isaque por sua vez teve um filho chamado Jacó o qual teve o seu nome mudado por Deus e que passou a se chamar Israel. Este, por sua vez, teve doze filhos que se constituíram nas doze tribos de Israel, e são essas doze tribos de Israel que estão na linha da promessa feita por Deus a Abraão.

Esta profecia ainda não está totalmente cumprida. Veremos o seu cumprimento no final deste estudo.

A partir de Abraão, passaram-se aproximadamente mais dois mil anos quando surgiu na terra outro homem muito mais importante do que Adão e de Abraão. Trata-se agora de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Através de Jesus foi feita uma nova aliança, quando surgiu um outro povo especial, controlado e protegido por Jesus. Trata-se agora da Igreja de Jesus Cristo, a qual já está praticamente com dois mil anos de idade(visto que estamos no ano de 2012 exatamente), a exemplo dos períodos anteriores.

A história da igreja começou com Jesus Cristo quando ele ordenou aos seus discípulos que divulgassem o evangelho da graça por todo o mundo.

  • "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marc. 16:15-16).

Foi logo no início desse período, perto do ano 95 desta era, que João recebeu a revelação. Este período da igreja, que já está praticamente com dois mil anos, em breve chegará ao fim, da mesma forma que chegou o fim a era da lei, o antigo testamento, período anterior a Jesus. No Apocalipse, o período da igreja está registrado nos capiítulos um, dois e três.

O fim da era da igreja será marcado com o arrebatamento da igreja, ou seja, a igreja que for considerada pura e sem manchas será retirada da terra e levada ao reino celestial da mesma forma que Jesus subiu ao céu após ter ressuscitado.

  • "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.Ora,ainda vos declaramos isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1Tes. 4:13-17)

Após a saída da igreja da terra, terá inicio um período de intensa tribulação na terra atingindo todos os que ficarem. Este período será bastante curto comparado com a história. De acordo com as profecias, especialmente de Daniel, podemos afirmar que este período irá durar aproximadamente sete anos.

  • “... porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias.” (Mt. 24:21-22)

Alguns crêem, e encontram respaldo na Bíblia, de que a igreja estará participando desta tribulação, outros, também com base bíblica, dizem que a igreja não passará por este período de tribulação. Quem estaria com a razão? Nas lições seguintes este assunto ficará bem claro e não deixará qualquer dúvida a respeito.

No estudo que faremos, iremos notar que este período de tribulação estará visivelmente dividido em dois períodos de três anos e meio cada um, sendo que o segundo período será tremendamente mais aflitivo do que o primeiro.

Enquanto a tribulação estará acontecendo na terra, a noiva de Cristo, a igreja pura e imaculada, estará nos céus com Jesus participando da grande ceia também chamada de as bodas do cordeiro.

  • "E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide até aquele Dia em que o beba de novo convosco no Reino de meu Pai." (Mat. 26:29)
  • "Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou." (Ap. 19:7).
  • "Durante a tribulação, o mundo estará sob o domínio do anticristo, também chamado de besta, falso profeta, homem iníquo, homem este que agirá sob o controle de Satanás. Neste período haverá guerras, fomes, terremotos, muita violência, muitas mortes e toda a terra será abalada chegando até a modificar a sua geografia." (Mat. 24:7).
  • "... e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira." (2Tes. 2:8-9)
  • "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares." (Mt. 24:7)

Nos capítulos seguintes vamos explicar porque estas coisas deverão acontecer e como vão ficar a terra e os homens após estes acontecimentos. O período desta tribulação está narrado em dezesseis capítulos no livro do Apocalipse, desde o quatro até o dezenove.

No final da tribulação, quando Deus já tiver completado o seu plano, Jesus voltará novamente à terra, trazendo consigo a igreja que ele havia levado no arrebatamento.

  • "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro." (Apoc. 19:11-14)

Neste momento acontecerá o que chamamos de Batalha do Armagedom. Trata-se realmente de uma batalha entre Jesus Cristo, juntamente com a igreja, contra a besta do Apocalipse, ou o anticristo.

  • "E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército." (Ap. 19:19).

O nome Armagedom se deve ao fato dessa batalha estar acontecendo em um lugar com esse nome, o Vale do Megido.

  • "E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom." (Ap. 16:16).

Nem precisamos dizer que Jesus irá vencer esta batalha sem qualquer dificuldade. Todos os seguidores da besta serão mortos, a besta e o falso profeta serão retirados do cenário e Satanás será preso no abismo durante mil anos.

  • "E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes." (Apoc. 19:20-21)
  • "Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo." (Apoc. 20:2-3)

A partir deste momento a terra já estará restaurada, já não há mais guerras, nem terremotos nem maldição. A violência deixará de existir. A verdadeira paz estará presente na terra.

Inicia-se agora o período que chamamos de milênio, ou seja, Jesus Cristo estará reinando no mundo durante mil anos juntamente com a igreja que ele mesmo preparou.

  • "E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos." (Ap. 20:4).

Oportunamente teremos um cap mostrando em detalhes como será o reinado de Jesus, como será as condições da terra e dos homens nesse período.

Durante o milênio a população da terra será maior do que a população nos dias de hoje, sem que isto se constitua numa superpopulação. Também não haverá necessidade de grandes edifícios nem de pequenos apartamentos para acomodar a multidão que estará povoando a terra.

O período do milênio também chegará ao fim um dia. E quando chegar esse dia, Satanás que estava preso será solto por um pouco de tempo e imediatamente irá tentar os homens na face da terra. Ainda,no decorrer deste estudo estaremos dando maiores detalhes sobre o porquê da soltura de Satanás logo após ao fim da era milenar.

  • "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre." (Apoc. 20:7-10)

Segue-se o juízo final quando todos os que ainda estavam mortos desde o principio do mundo irão ressuscitar e serão colocados diante do trono de Deus, para serem julgados de acordo com as obras de cada um. Estas obras incluem também a fé e a fidelidade a Deus durante a vida nesta terra.

  • "E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." (Ap. 20:11-14).

Haverá livros onde estarão registradas as obras de cada um e um outro livro especial, chamado Livro da Vida. Quem não tiver o seu nome escrito no Livro da Vida, será lançado no lago de fogo onde já estarão Satanás e a besta.

  • "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Ap. 20:15).

Quem tiver o seu nome escrito no Livro da Vida estará na vida eterna junto com Jesus e terá acesso à cidade santa, a Nova Jerusalém onde estarão presentes Nosso Senhor Jesus, e toda igreja que perseverou e saiu vitoriosa.

  • "E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro." (Ap. 21:27).

Está escrito que fora da cidade haverá povos e nações. Um rio de água pura sairá da cidade. A árvore da vida que estava no jardim do Éden, agora estará presente novamente na terra, e está escrito no Apocalipse que ela será para a saúde das nações.

  • "E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e na sua testa estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia, e reinarão para todo o sempre..." (Ap. 22:1-5).

A partir deste ponto a Bíblia já não revela mais nada, pois daqui para frente é a eternidade, uma vida em condições perfeitas e que foi planejada por Deus desde a criação do mundo. Esta é a vida eterna. Enquanto isto, o lago de fogo e enxofre nas profundezas do abismo também estará eternamente povoado pelo diabo, seus anjos, pela besta e o falso profeta, e também por todos os homens que desde a fundação do mundo se mantiveram rebeldes e desobedientes a Deus.

O período do milênio até a eternidade está registrado nos capítulos vinte até o vinte e dois do livro do apocalipse.

Na próxima lição estaremos estudando o plano de restauração que Deus determinou desde o princípio. Veremos porque a igreja vai ser retirada da terra, porque haverá o período da tribulação com tantas mortes, com terremotos e abalos em todo lugar e porque a terra vai ser modificada.

Tudo tem um motivo dentro do propósito de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário