domingo, 11 de março de 2012

O fim da era da igreja - I Sinais dos Tempos

Em breve a era da igreja irá chegar ao fim. Jesus está voltando para levar consigo uma igreja santa, pura e irrepreensível (Efes. 5:27), com isso, se fecha o parêntesis aberto no tratamento com os judeus quando eles rejeitaram a Jesus como seu rei. É o tempo dos gentios chegando ao fim.
Como podemos saber que esse tempo está chegando ao fim? Há um ditado no mundo que diz: "A mil anos chegarás, mas de dois mil não passarás" e dizem isso como sendo um versículo da bíblia. Na verdade não existe nenhum versículo da bíblia que diz isso. Muitos falsos profetas já têm até marcado a data do fim do mundo, e esperando esse dia ficaram frustrados, pois nada aconteceu. Muitos já se suicidaram com pavor desse dia. Ainda hoje existe uma igreja muito conhecida entre nós que tem determinado o dia, mês e ano da volta de Jesus.
Quanto a isso, podemos nos manter absolutamente seguros de que é totalmente impossível determinar o dia da volta de Jesus e o tempo do fim, pois a bíblia é bem clara dizendo que o dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos, nem Jesus como homem, mas somente Deus, o Pai criador de todas as coisas (veja os seguintes textos: Marc. 13:32; Mat. 24:36).
Jesus também nos ensina que virá de surpresa, num momento em que ninguém espera (leia Luc. 12:46; Mat. 24:50). A vinda de Jesus e o final dos tempos será como nos dias de Noé. Naquele tempo ainda não havia chovido sobre a terra, e os homens Não sabiam o que era chuva e muito menos o que seria uma enchente ou um dilúvio. Noé durante muitos anos, sob a orientação de Deus, anunciava o arrependimento entre os homens dizendo que se não se arrependessem Deus haveria de mandar um grande dilúvio que mataria a todos. Enquanto pregava a mensagem do arrependimento, construía a arca a pedido de Deus. Os homens, ao invés de ouvir e acatar a mensagem, zombavam dele, e no dia em que ninguém esperava aconteceu o dilúvio e pegou todos de surpresa, salvando-se somente Noé e sua família. Assim como todos estavam avisados e não deram crédito, hoje está acontecendo a mesma coisa. O evangelho está sendo pregado, fala-se da volta de Jesus, do arrebatamento da igreja e da tribulação que irá assolar o mundo, porém muitos não estão dando crédito, pois um acontecimento desse, Jesus voltando e a igreja sendo arrebatada, é um fato tão sobrenatural para os homens dos dias de hoje como o dilúvio nos dias de Noé, e todos serão pegos de surpresa (leia Mat. 24:38).
Portanto, qualquer tentativa dos homens de determinar o dia da volta de Jesus deve ser rejeitada porque Deus não permitirá que alguém saiba quando isso irá acontecer, porém Jesus nos ensinou a reconhecer quando o tempo estaria próximo, sem porém, determinar exatamente o dia, e isso nós vamos estudar logo em seguida.
O fato que irá caracterizar a volta de Jesus será o arrebatamento da igreja, e sobre isso vamos estudar muito nos próximos capítulos. Como já dissemos, isto acontecerá de surpresa como nos exemplos citados por Jesus: Dois estariam no campo, um seria levado e outro deixado (Mat. 24:40); dois estariam na cama, um seria levado e outro deixado (Luc. 17:34); dois estariam no moinho, um seria levado e outro deixado (Mat. 24:41). Observe a surpresa nos exemplos, pois se soubessem com exatidão o dia e hora, não estariam, com certeza, tranqüilos na vida cotidiana.
Jesus citou outros exemplos para caracterizar a surpresa e a rapidez como irá acontecer. Temos que ter em mente que o fato de ser rápido e de surpresa, não dará tempo a ninguém para se arrepender naquele instante, por isso o tempo de arrependimento é AGORA. Será rápido como o relâmpago (Mat. 24:27); será num abrir e fechar de olhos (1 Cor. 15:52)
Dissemos que não podemos saber o dia e a hora, porém Jesus nos deixou algumas "pistas" para que pudéssemos reconhecer a proximidade do tempo. Vamos analisar algumas.

A PARÁBOLA DA FIGUEIRA (leia Mat. 24:32-35)
A figueira aqui está representado o povo judeu, que estava disperso pelo mundo por causa da perseguição. O florescimento da figueira representa a volta dos judeus à sua terra Israel e seu restabelecimento como povo. Os judeus voltaram para Israel em 1948, porém tomaram a cidade de Jerusalém e lá se estabeleceram como a capital de Israel em 1967. Onde hoje é Israel, antes era a Palestina tendo Telaviv como capital.

AUMENTO DA CIÊNCIA E DO SABER - leia Daniel 12:4
Já fazem mais de 6000 anos que o homem existe sobre a face da terra, no entanto, o avião somente foi inventado e criado neste último século, e até conseguiu ir até a Lua e veja que durante 5900 anos de existência nenhum homem teve a capacidade de inventar o avião. A mesma coisa acontece com a eletricidade, automóvel, televisão, computador e a alta tecnologia na medicina, e em muitas coisas mais. Parece que já não há mais limite para a criatividade do homem em todas as áreas. Todo este crescimento tecnológico aconteceu nestes últimos cem anos.

ABALOS (leia Luc. 21:25)
Veremos no estudo da tribulação a grande incidência de abalos sísmicos que irá acontecer no mundo, e já temos a seguinte estatística nos dias de hoje sobre a crescente incidência de terremotos no mundo: Século XV - 115; Século XVI - 253; Século XVII - 378; Século XVIII - 640; Século XIX - 2119.

O DESCANSO NO SÉTIMO DIA
Esta seria talvez a maior evidencia. Já estudamos que o sete representa a plenitude de Deus. Deus encerra uma obra dentro de um sete. Sempre encontramos na Bíblia, Deus determinando períodos de 6 dias de trabalho e um de descanso: Vejamos alguns exemplos:
1 - Deus fez o universo em seis dias e descansou no sétimo (Gen. 2:2)
2 - O decálogo determina que devemos trabalhar 6 dias e descansar no sétimo (Ex. 20:8)
3 - Ano sabático - a terra deveria ser plantada durante 6 anos e descansar no sétimo (lev.25:3-4)
4 - Ano do Jubileu, a cada sete períodos de sete anos haveria a redenção - (Lev. 25:8-10)
Fazendo uma análise dos dados cronológicos mencionados na bíblia, vamos verificar que podermos dividir toda historia da humanidade em quatro grandes períodos:
Desde Adão até Abraão temos 2000 anos Não havia um povo escolhido por Deus na terra.
Desde Abraão até Jesus temos 2000 anos Aliança de Deus com Abraão - povo judeu - A lei.
Desde Jesus até hoje já temos 2000 anos Aliança de Jesus com a sua Igreja. Após o período dos 6000 anos de existência humana,segue-se o século vinte um,podendo o Senhor voltar a qualquer momento.

OUTRAS EVIDÊNCIAS
APOSTASIA (1TIM. 4:1 E 2PE.3:17); ANTICRISTO (1JO. 2:18-19); LUTA ENTRE O CAPITAL E O TRABALHO (TIA. 5:4); MARCAS DOS DIAS DE NOÉ - Casavam-se e davam-se em casamentos, divórcios são rotina no mundo, destruição de lares, casamentos entre homossexuais; JUVENTUDE SEM LEI (2TIM. 3:1-2); MOVIMENTO NOVA ERA - Não temos espaço para falar tudo sobre Nova Era, mas é um movimento que tem dois objetivos: 1) Opor-se aos princípios cristãos negando a eficácia de Jesus Cristo e 2) preparar o mundo para a vinda do anticristo que irá reinar sob o comando de Satanás.
Até mesmo estes constantes e crescentes noticiários e comentários sobre Discos Voadores, OVNIS, e ET's, fazem parte do cenário que se está montando para a volta de Jesus e o aparecimento do anticristo.
Muitos podem chegar a dizer: "Há anos que se fala nisso e nada acontece, ainda há tempo, talvez nem aconteça. Há dois mil anos atrás Jesus e os discípulos falavam que Jesus voltaria logo e nada aconteceu até agora". A respeito disso, leia o de 2 Pedro cap 3 e veja o que a Palavra de Deus diz.

Um comentário:

  1. Boa tarde, graça e paz...

    Nesta oportunidade, gostaria de expor uma síntese do nosso estudo escatológico, adquirido em 35 anos de pesquisas, sobre a sequência bíblica dos sinais tribulacionais que antecederá a vinda de Jesus:

    OS QUATRO PRINCIPAIS SINAIS PERIÓDICOS DA GR. TRIBULAÇÃO

    Ao contrário do que pregam a maioria teológica sistemática, a grande tribulação não se refere apenas à última semana de Daniel ou o governo das duas bestas (sete anos), mas, sim, a quatro períodos tribulacionais, quatro sinais perídos; a saber:

    1-Primeiro perÍodo tribulacional: O Princípio de Dores –
    terceira guerra mundial – ira das nações (Mat. 24:7-8 – Apoc. 11:18).

    2-Segundo perÍodo tribulacional: Os 42 meses da 1ª besta (os
    primeiros 3.5 anos da última semana). Perseguição mundial aos cristãos (Mat.
    24:9 a 13 – Apoc. 13:7). Aliança de paz com Israel (Dan. 9:27a.). Construção
    dum falso terceiro templo em Jerusalém (Zac. 6:12). OBS: Esta profecia de
    Zacarias, diz respeito à Cristo; porém, em sua manifestação, a 1ª besta se fará
    passar pelo Messias, copiando algumas das características do Rei, para enganar aqueles que não conhecem as Escrituras.

    ------------------------------------------------------------------------------------
    FECHAMENTO DA PORTA DA GRAÇA ÀS NAÇÕES
    Até à metade da última semana de Daniel, o número pleno
    gentios salvos será completado (Rom. 11:25), então virá o fim da pregação do
    evangelho à toda a criatura (Mat. 24:14 – Luc. 13:25 a 28). Depois deste tempo,
    Deus somente tratará da salvação do remanescente israelita, a partir da vinda
    de Jesus, em diante.
    ----------------------------------------------------

    3-Terceiro período tribulacional: Os 1.290 dias do filho da
    perdição (a segunda metade da última semana). Rompimento da aliança com Israel
    (Dan. 9:27b.). Perseguição mundial aos israelitas – angústia de Jacó (Jer.
    30:7). A Mulher – Igreja, verá 30 dias do anticristo, para testemunho da
    Palavra de Deus (Mat. 24:15); depois será levada, protegida e alimentada no
    deserto, os restantes dos 1.260 dias do iníquo (Apoc. 12:6 e 14).

    4-O quarto perÍodo tribulacional: A VINDA DE JESUS - o Grande Dia da Ira do Senhor: A assinalação dos 144 mil israelitas. As seis trombetas das pragas. A Sétima e última trombeta (a dos dias do arrebatamento). As sete taças da Ira de Deus. A Batalha do Armagedom. O juízo das nações
    (separação dos bodes dentre as ovelhas – Mat. 25:31). Bodas do Cordeiro (Apoc.
    19:7) e Milênio (Apoc. 21:5-6); depois o Juízo Final e a Eternidade, na Nova Jerusalém, no novo céu e na nova terra (Apoc. caps. 20;21 e 22).

    Conheçam o estudo do Relógio do Apocalipse, acompanhado dos10 gráficos escatológicos, que anuncia a sequência e a cronologia completa da Grande tribulação, vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja (exceto o dia, a hora e o momento da vinda do Senhor), solicitando gratuitamente pelo nosso
    E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

    ResponderExcluir