O FIM DA ERA DA IGREJA -III
ARREBATAMENTO DA IGREJA
Antes de iniciarmos o assunto, devemos esclarecer duas coisas: 1) Não confundir nem misturar ressurreição, arrebatamento e salvação. Todos passarão pela ressurreição, salvos e perdidos, nem todos serão arrebatados, mas todos os arrebatados estarão salvos, e a salvação não depende nem da ressurreição e nem do arrebatamento, pois a salvação depende unicamente da aceitação de Jesus Cristo como salvador e do nome estar escrito no livro da vida. Todos os salvos irão ressuscitar. 2) Não devemos em hipótese alguma julgar quem quer que seja, se estará salvo ou não, se será arrebatado ou não. Tudo que for mencionado nesta lição deverá ser analisado e julgado em relação à nossa própria pessoa e não ao nosso semelhante.
Quem será arrebatada será a igreja, a noiva de Cristo, que deverá ser pura, santa e irrepreensível (2Cor. 11:2 e Efes. 5:27). Assim como uma noiva antes de entrar na igreja para o casamento se coloca diante de um espelho para se examinar e corrigir qualquer falha que possa haver em sua aparência, cada um de nós devemos também estar diante da Palavra de Deus como se ela fosse um espelho batamento através da parábola das dez virgens. Leia agora o texto em Mateus 25:1-13. Note que Jesus incluiu esse ensino dentro do contexto sobre a sua volta e o fim dos tempos que se encontra nos capítulos 24 e 25 de Mateus, note também que no final da parábola (v.13) Jesus adverte para vigiarmos, pois não sabemos o dia e a hora em que ele virá, portanto ele está falando sobre a sua volta e o arrebatamento da igreja
As dez virgens representam a igreja de Cristo, a noiva que estava esperando o noivo para entrarem nas bodas. Todas as dez faziam parte da mesma igreja, o corpo de Cristo, porém havia uma divisão, cinco eram prudentes, tinham as suas lâmpadas sempre cheia de óleo que é o símbolo do Espírito Santo enquanto que as outras cinco eram chamadas de loucas e tinham as suas lâmpadas vazias ou com pouco óleo . (veja em Êxodo 27:20, que o castiçal deveria ser mantido aceso continuamente, não poderia faltar o óleo).
Quando o noivo chegou de surpresa, as cinco que não estavam preparadas não tiveram tempo suficiente para encherem suas lâmpadas de óleo, e acabaram ficando de fora. Muitos hoje estão "brincando de igrejinha", não estão dando crédito à Palavra de Deus, e não estão se mantendo vigilantes com suas lâmpadas cheias de óleo. Estes, como as cinco virgens loucas, ficarão de fora do arrebatamento da igreja e terão que passar pela tribulação que virá em seguida quando então passará pelo fogo. Nesse tempo a salvação será obtida à custa de sofrimento e morte (1Cor. 3:11-15; Mat. 7:21; Rom. 2:6-9; Apoc. 7:14).
Alguém já perguntou se as cinco loucas que ficaram para trás estavam salvas ou não. Não podemos responder essa pergunta, pois como já dissemos, não cabe a nós julgar se alguém está salvo ou não. O que podemos dizer com toda certeza é que se os nomes delas estiverem escritos no livro da vida, então elas estão salvas, caso contrário serão lançadas no lago de fogo (apoc. 20:15).
Jesus deu outros exemplos mostrando que nem todos subirão para encontrá-lo nos ares: Os dois na cama (Luc. 17:34); Dois no campo (Mat. 24:40); Dois no moinho (Mat. 24:41). É curioso o fato de que em todos os exemplos, vemos que a metade sobe com Jesus, e metade fica para trás.
Quem seriam, portanto, os homens represeque alguém peça perdão a Deus e Deus não lhe perdoe? Sim, isso é possível, leia Mat. 6:14-15; leia também Mat. 18:32-25.
Talvez sejam os inimigos de Deus. Quem é amigo do mundo é inimigo de Deus (Tiago. 4:4); Se não fizer a vontade de Jesus, é seu inimntados pelas cinco virgens loucas, aqueles que não irão participar do arrebatamento? Leia e medite nos textos que serão citados abaixo, e sob a orientação do Espírito Santo, examine-se a si mesmo, e se o Espírito assim determinar, quebre o seu vaso e faça de si um vaso novo.
Talvez sejam os que não guardam a Palavra de Deus apesar de conhecê-la. São fiéis somente dentro da igreja, pregam, oram, louvam, ensinam, porém fora da comunidade são abomináveis, praticam pecado escondido (Tito. 1:16).
Talvez sejam os que louvam a Deus, porém praticam a iniqüidade (Amos 5:21-23).
Talvez sejam os dotados de espírito de religiosidade, praticam e ensinam a religião como convenção, porém estão longe da presença de Deus (Isa.29:13).
os indisciplinados Talvez sejam dentro da igreja.
Apostasiadofim. Blogspot.com
ResponderExcluir