O FIM -
DA ERA DA IGREJA IV ARREBATAMENTO VISTO NO APOCALIPSE
O livro do Apocalipse não está escrito na mesma ordem cronológica dos fatos reais que irão acontecer. Até o 153 encontramos as mensagens para as igrejas, logo em seguida, se estivesse na ordem cronológica, deveríamos encontrar um texto relativo ao arrebatamento da igreja. Contudo, no 154 já vemos de forma simbólica, a presença da igreja já arrebatada diante do trono de Deus. Sobre esse detalhe, da ordem cronológica, abordaremos mais de perto em outro capítulo.
A grande tribulação é narrada no 1512 do livro do apocalipse onde fala de uma mulher vestida de sol, que estava grávida e o seu filho ao nascer foi arrebatado ao céu, e ela foi levada ao deserto onde foi mantida por três anos e meio. Leia todo esse 15agora, antes de continuar o estudo.
Este 1512 é bastante polêmico entre os estudiosos da Bíblia. Alguns entendem que a mulher representa Israel e o filho representa Jesus.Esta primeira interpretação acima reflete exatamente a visão deste comentário.Mas,no entanto, vamos analisar outras opiniões.Por exemplo,alguns entendem que a mulher representa Maria e seu filho Jesus, quando nasceu.
João teve as visões dadas por Jesus por volta do ano 95 de nossa era, ou seja, cerca de 62 anos após a morte e ressurreição de Jesus, e começa a escrever o livro dizendo: "...as coisas que em breve devem acontecer...", no capitulo 4 verso 1, após a era da igreja, também está escrito "... as coisas que depois dessas devem acontecer...", portanto os fatos relatados no livro são futuros em relação a ressurreição de Jesus. Assim sendo, o 1512 não pode estar falando sobre o nascimento de Jesus, que é um fato anterior à revelação.
Outro detalhe que devemos considerar é que não haveria nenhuma razão para Jesus revelar o seu próprio nascimento para João. João era contemporâneo e discípulo de Jesus e conhecia muito bem a historia do seu nascimento. Os evangelhos relatam com bastante detalhe o nascimento de Jesus, portanto não haveria necessidade de revelar esse mesmo fato de uma forma simbólica no Apocalipse.
Outra razão é a seguinte. No 1512 do Apocalipse vemos que o filho, logo que nasceu, foi arrebatado aos céus, e sabemos que Jesus não foi arrebatado ao céu quando nasceu. Jesus nasceu, viveu 33 anos entre os homens e depois de morto e ressuscitado subiu aos céus, não foi arrebatado. A mulher foi levada ao deserto, que é símbolo de sofrimento, e sabemos que Maria não foi levada ao deserto depois do nascimento de Jesus. Israel também não foi ao deserto depois do nascimento de Jesus.
Vamos em seguida fazer uma análise desse 15considerando que a mulher é a igreja de Cristo, como as dez virgens da parábola e o filho que nasceu é parte da igreja arrebatada, como as cinco virgens prudentes que subiram com o noivo.
Esta mulher (Apoc. 12:1), estava vestida de sol assim como a igreja deve ser a luz do mundo e resplandecer a gloria de Cristo (Mat. 5:14). A lua debaixo dos pés tem o seguinte significado: a lua é um astro sem luz própria e depende da luz do sol, portanto a lua representa as trevas, e a igreja, que é luz, deve estar por cima, pisando os poderes das trevas (Lucas 10:19). A coroa sobre a cabeça é uma promessa dada aos santos fiéis a Cristo (2Tim. 4:8; Tiago 1:12; 1Pedro 5:4; Apoc. 2:10). Quanto as doze estrelas na coroa, o número doze na bíblia simboliza os remidos, os salvos, assim temos como exemplo as doze tribos de Israel e os doze apóstolos, os escolhidos de Deus e de Jesus.
Ela estava grávida e próxima de dar à luz (Apoc. 12:2), assim como a igreja está aguardando com ansiedade para ser arrebatada e se encontrar com Jesus. Já vimos no 15anterior que nem todos da igreja serão arrebatados, portanto, a mulher representa a igreja como um todo, e o filho que vai nascer, representa a parte da igreja que vai ser arrebatada.
Nos versículos 3 e 4, fala do dragão que representa o diabo, cuja cauda arrasta a terça parte das estrelas que representam os demônios, ou os anjos seus seguidores. Veja em Apoc. 1:20, que as estrelas são símbolos de anjos. Esse dragão, que é o diabo, sabe que os santos serão arrebatados para o trono de Deus e está furioso diante da igreja fazendo todas as tentativas para tragar aqueles que são santos e que certamente vão participar do arrebatamento.
O filho nasceu e foi arrebatado para Deus (Apoc. 12:5) e irá reger as nações. A igreja arrebatada seguirá diretamente diante do trono de Deus, João teve essa visão registrada no 15 4. A igreja também tem a promessa de que irá reinar sobre as nações juntamente com Jesus (.Apoc. 2:26-27).
A mulher, depois de ter dado à luz, continua simbolizando a igreja, só que desta vez se trata da igreja que ficou para trás, a igreja que não estava preparada, as cinco virgens loucas que não entraram para as bodas. A mulher foi para o deserto que simboliza sofrimento, tribulação e provação. A igreja que não foi digna para se encontrar com Jesus, agora vai passar por um período de tribulação que irá durar mil duzentos e sessenta dias, ou seja, três anos e meio (Apoc. 12:6).
Na seqüência o dragão começa a perseguir a mulher na terra (Apoc. 12:13). Novamente é mencionado o fato de que a mulher ficaria no deserto por 3 anos e meio, é o que significa um tempo [um ano]; e tempos [dois anos]; e metade de um tempo [meio ano] (Apoc. 12:14).
Nesse mesmo versículo (v.14), diz que a mulher será sustentada, e em seguida vemos que o dragão lançou água de sua boca para destruir a mulher, mas a terra abriu-se e tragou a água protegendo a mulher (Apoc. 12:15-16). Como o diabo vai investir com toda sua força contra a igreja que está sendo provada, Deus vai dar uma ajuda para que os homens consigam suportar a tribulação. Quando diz que a terra tragou a água, significa que os abalos sísmicos, os terremotos, vendavais, furacões incêndios que irão acontecer, de alguma forma irá desviar a atenção dos seguidores da besta quando estiverem perseguindo a igreja.
E novamente no verso 17, é mencionado o fato de que o dragão, irado, vai fazer guerra ao resto da semente da mulher, ou seja, exatamente o resto da igreja que ficou na terra e que tenta a todo custo manter-se fiel a Jesus guardando a sua Palavra.
A interpretação correta,como já foi dita acima, de acordo com o autor deste comentário(A. C. S),é que a mulher representa Israel,(embora seja necessaário levar em conta a visão de outros),pelas razões aduzidas abaixo:
1-Esta é a interpretação subbjeita ao menor número de objeções,não contendo qualquer elemento contraditório,como as visões acima.
2-A narrativa sobre as duas testemunhas em Ap 11 arma o palco para missão remidora de Israel que está saindo vencedor da grande tribulação.
3-Os símbolos usados nos faz lembrar a nação de Israel,com base no sonho de José.Gen 37:9.
4-O texto de Ap 12 faz um relato fiel da trajetória de Israel em sua glória como Nação escolhida.v1.Em seguida há um relato de que esta nação(a mulher dov1)é quem proveu ao mundo o nascimento do salvador,Messias.v2.Há um relato histórico da queda de Satanás e dos anjos,da ressurreição e subida de Jesus ao Céu.v4-5.Temos também um relato da grande tribulação sofrida por Israel durante1260 dias.v6.Nos versos 7 a12 Satanás tenta acusar a igreja vencedora e arrebatada no Céu,mas é expulso de lá.Nos versos 13 a17 temos a completa vitória de Israel durante a grande tribulação sobre Satanás.
5-Os profetas sempre descreveram Israel como quem sofria as dores de parto(Miq5:2-3,Is9;6 e 7:14)Compare com Ap 12:2.
6- Israel deu nascimento ao Messias.Ver Romanos 9, passado(Ex1:15 a 22).
7-Em Tribulação.`.Daniel 9 há um descrição exata das 70 semanas Daniel,que aplica exclusivamente á Nação de Israel. Miq5,Is9:6, Heb 7:14.
8-Satanás persegue Israel como Faraó o fez no deserto.
Se você quer saber mais sobre a vida após a morte acesse: apostasiadofim. Blogspot. Com
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