terça-feira, 29 de maio de 2012


SÉTIMO SELO - TROMBETAS E TAÇAS 
RETRATO DA TRIBULAÇÃO

Este período de aproximadamente três anos e meio, é também chamado nas profecias de DIA DO SENHOR. Existem muitas expressões nas profecias citando O DIA DO SENHOR. Muitos interpretam como sendo o domingo, porque guardamos o domingo como sendo o dia do Senhor, porém, com todo respeito aos que assim interpretam, vemos que as escrituras são bem claras ao mencionar DIA DO SENHOR como sendo o dia do juízo de Deus, identificando-se plenamente com o período da tribulação. Não se trata aqui de um dia de vinte e quatro horas, mas um período de tempo identificado como O DIA DA IRA DE DEUS.
Leia o texto de Isaias 13:6-22 onde o profeta faz uma descrição do DIA DO SENHOR.
Isaias fala de dores e ais confirmado em Apoc. 8:13. Os homens não verão a luz do sol nem da lua e estrelas. Sobre isso vamos falar mais em detalhes em outro capítulo.
Isaias fala também que o céu estremecerá e a terra se moverá de seu lugar. Veremos também mais tarde, que toda superfície da terra será alterada. Não haverá mais montanhas nem precipícios e nem mares no meio dos continentes. Haverá saques, matanças e violências contra todos, inclusive mulheres e crianças. Os animais ferozes invadirão as casas e atacarão os homens. Isto é fácil de entender, pois haverá muitos incêndios nas florestas e evidentemente os animais entrarão nas cidades fugindo do fogo.
Jesus também fez uma descrição desse tempo em Mateus 24:15-28.
EmMateus Jesus fala sobre todo o período da tribulação, sendo que nos versículos 1 a 14 se refere ao primeiro período quando a igreja estará sendo perseguida pela besta. Nos versículos 15 a 28 Jesus se refere ao segundo período correspondente ao sétimo selo, e nos versos 29 a 35 Ele fala sobre a sua volta no final da tribulação. No restante do capítulo Jesus se dedica à exortação para a vigilância.
Queremos aqui fazer um destaque com relação ao versículo 28 quando Jesus disse que onde estiver o cadáver aí se ajuntarão os abutres. O que tem haver cadáver, abutre, com tribulação?
É fácil de entender. Naqueles dias de tribulação a quantidade de mortos será imensa, principalmente no final quando Jesus voltar e aniquilar todos os homens na batalha do Armagedom (Apoc. 6:8; Apoc. 9:18; Apoc. 19:21).
A quantidade de mortos será tão imensa que será impossível sepultar a todos (Isa. 26:21).
Para que a terra seja limpa Deus irá convocar todas as aves de rapina e animais ferozes para se alimentarem das carnes dos cadáveres, tanto de homens como de animais (Apoc. 19:17-18; Ezeq. 39:4).
O profeta Sofonias também faz uma descrição do DIA DO SENHOR, o dia da tribulação de uma forma tão clara que nos parece estar vendo as coisas acontecerem. Leia Sof. 1:1-18. Neste texto fica patente a ira de Deus contra os homens por causa da iniqüidade que atinge o limite extremo.
O SÉTIMO SELO
Esta cena também é vista duas vezes por João. Uma vez do céu e outra da terra.
Do céu (Apoc. 8:1-6), João vê a abertura do sétimo selo. Faz-se silêncio no céu por quase meia hora. É um momento de expectativa, pois o fim está chegando. Nesse instante João vê sete anjos com sete trombetas para serem tocadas. Ao mesmo tempo um outro anjo com incensário contendo as orações dos santos (as orações podem ser vistas em Apoc. 6:10) e o fogo do altar, derrama sobre a terra. Então são ouvidas Vozes, Relâmpagos e Trovões, os quais, como já estudamos, representam o derramar da ira de Deus sobre a terra.
Observe que nesta visão os anjos com as trombetas e o anjo com a taça são vistos juntos na abertura do sétimo selo. Fica portanto bem claro que as sete trombetas e as setes taças são a mesma coisa e representam os mesmos juízos, sendo que as trombetas são vistas no plano do céu e as taças no plano da terra. Isto ficará mais claro quando estudarmos as ações das trombetas e taças. Veremos que as conseqüências de uma e outra são exatamente iguais.
Da terra João vê os anjos com as taças que serão derramadas na terra (Apoc. 15:1,5-8; Apoc. 16:1). Algumas bíblias traduzem taças como salvas. É a mesma coisa.
O tocar das sete trombetas e o derramar das sete taças representam as sete últimas pragas, ou juízos de Deus sobre a terra. No céu um anjo toca uma trombeta como que anunciando algo que vai acontecer. João vê as conseqüências imediatas estando ainda no céu. Porém, ao mesmo tempo que o anjo toca a trombeta, outro anjo derrama uma taça e João também vê as conseqüências no plano terrestre.
Alguns interpretes ensinam que os sete selos são sete pragas, as sete trombetas são mais sete pragas e as sete taças são mais sete pragas totalizando 21 pragas no apocalipse. Não é isso que vemos neste estudo. Na verdade só vemos sete juízos de Deus sendo derramados na terra, representados pelas trombetas e taças juntas, enquanto que os sete selos são apenas situações e conseqüências que envolvem o período da tribulação.
Vimos que o livro que Jesus está abrindo tem sete selos, seria como que tivesse sete páginas, e na ultima página (sétimo selo), seria como que tivesse sete capítulos representados pelas sete trombetas e taças.
Como sempre, mesmo sendo um período de grande ira de Deus, o amor de Deus permanecerá presente, e através desse amor, Deus continuará dando oportunidade para que os homens se arrependam. Como pode já não haver nenhum fiel na terra além dos 144000 judeus assinalados, Deus irá mandar dois homens para anunciar a mensagem da salvação, são as duas testemunhas que estudaremos em outra lição.
Podemos notar que o amor de Deus não anula sua justiça, como também a justiça de Deus não anula o seu amor. Deus não deixa de amar os homens como também não deixa de aplicar sua justiça.
Mesmo com Deus dando oportunidades e aplicando o castigo, os homens não se arrependem de suas iniqüidades, e durante esse tempo vemos que não há registro de arrependimento e nem se salvação. Leia Apoc. 9:20-21; Apoc. 16:9; Apoc. 16:11; Apoc. 16:21.
Há apenas uma exceção de homens dando glórias a Deus em Apoc. 11:13, porém temos que lembrar que ali estarão os 144000 fieis a Jesus, e provavelmente só poderiam ser eles os que davam glórias a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário