segunda-feira, 28 de maio de 2012


OS 144000 ASSINALADOS
Neste capítulo vamos estudar quem são os 144000 e o que eles estão fazendo no cenário do apocalipse, de onde vieram e para onde vão. Leia os textos em Apo. 7:1-8 e Apo. 14:1-5.
Quando João estava arrebatado em espírito no céu, ele viu quatro anjos que estavam retendo os ventos para que não atingissem a terra antes do tempo determinado (Apo. 7:1). E um outro anjo deu ordem para aqueles quatro, para que não danificassem a terra antes que os 144000 homens fossem assinalados com o sinal de Deus (Apoc. 7:2-4).
Já podemos concluir desde já que esses 144000 são judeus procedentes de todas as tribos de Israel conforme lemos em Apoc. 7:5-8.
Observar que havia quatro anjos retendo os ventos. O número quatro é um número simbólico que identifica uma ação relacionada com o mundo.
Com relação às marcas que os homens vão receber no período da tribulação, podemos distinguir três grupos de homens,
a) 144000 judeus assinalados com a marca de Deus (Apoc. 7:3 e Apoc. 9:4).
b) Os seguidores da besta marcados com a marca da besta (Apoc.13:16).
c) Os fiéis a Deus (exceto os 144000), não recebem qualquer marca (Apoc. 20:4).
O objetivo desses judeus serem assinalados por Deus é para que sejam preservados da morte durante a tribulação. Embora sofram as conseqüências e as aflições daquele período, serão conservados vivos durante todo o tempo (Apoc. 9:4)
Os 144000 assinalados foram protegidos da mesma forma que os hebreus no Egito quando aspergiram o sangue nos umbrais das portas e se livraram da morte dos primogênitos. É análogo também a Noé e sua família salvos do dilúvio (Gen. 6:17 e 8:21).
No dia em que Jesus voltar para buscar sua igreja, todos que fizerem parte do arrebatamento irão desaparecer de sobre a terra, e a população do mundo irá diminuir bastante.
Em seguida, todos os fiéis a Deus que não receberem a marca da besta irão morrer martirizados pela besta, e a população da terra irá cair novamente (Apoc. 6:9-11).
Em um dos flagelos durante a tribulação, irá morrer a quarta parte da população (Apoc. 6:8).
Na seqüência da história morre mais um terço dos que restaram (Apoc. 9:18). Até este momento, basta fazer os cálculos para ver que mais da metade da população já foi extinta da terra em menos de sete anos.
Em um momento, durante um terremoto, morrem sete mil homens numa cidade (Apoc. 11:13), e a população continua diminuindo.
Enquanto esses flagelos acontecem, Deus continua dando oportunidade para os homens se arrependerem e se salvarem, porém a bíblia registra que ninguém se arrepende de seus pecados, de suas abominações e idolatrias (Ap. 9:20-21; Ap. 16:9; Ap. 16:11; Ap. 16:21), isto nos lembra a história de Faraó no Egito que não permitia a saída dos hebreus mesmo quando Moisés afligia o Egito com as pragas autorizadas por Deus.
Finalmente, quando Jesus volta com sua igreja, logo após a tribulação, encontra somente homens que não se arrependeram de seus pecados e diz a Palavra, que os demais foram mortos pela espada (palavra) que saia da boca de Jesus (Apoc. 19:21). Quando diz "os demais", é evidente que se trata de todo o resto, ninguém fica de fora, mesmo porque está registrado que ninguém se arrependeu.
Portanto, os 144000 permanecem vivos, são os 144000 que foram assinalados para serem preservados da morte e que eram irrepreensíveis diante de Deus.
É fácil entender porque eles foram assinalados para permanecerem vivos. Vejamos:
Deus determinou que a terra sempre seria habitada pelos homens (Gen. 1:28). Determinou também que os homens teriam possessão da terra (Sal. 37:9-11; 37:29; 37:34; 115:16), se eles não tivessem sido preservados não haveria descendência para povoar e habitar a terra.
Porém o fato mais importante é a promessa de Deus a Abraão, de que ele seria pai de muitas nações e sua descendência iria possuir a terra para sempre (Gen 17:8). Se Deus não tivesse preservado esses 144000 judeus justos e obedientes a Jesus durante a tribulação, então a promessa a Abraão não poderia ser cumprida.
Mais tarde estudaremos sobre o Milênio, o reinado de Jesus na terra. Nesse período, a terra será tremendamente povoada, e quem irá povoar a terra serão exatamente esses 144000 judeus que foram preservados com essa finalidade, cumprindo assim a promessa de Deus para Abraão.
Da mesma forma, no milênio irá se cumprir o plano de Deus para com Jesus que veio também para reinar sobre o seu povo.
A Palavra de Deus trata desses 144000 como sendo o remanescente de Israel. Os judeus sempre foram perseguidos no mundo. Hitler tentou exterminar a raça judaica, chegou a assassinar 6 milhões de judeus mas mesmo assim Deus não permitiu que fossem exterminados
O Apostolo Paulo e Isaias falam sobre o remanescente de Israel, que se Deus não os tivessem preservados para a descendência, seriam exterminados ( Rom.9:27-29; Isa. 1:7-9; Isa. 10:20-26)
Sofonias também profetizou a respeito deles, dizendo que seriam fiéis (Sof. 3:13)
Jesus declarou que se os dias não fossem abreviados naquele tempo, nem mesmo os escolhidos conseguiriam se salvar (Mat. 24:22), e entendemos que Jesus estava falando do tempo da tribulação em relação aos 144000. Com respeito a abreviação, não se trata de encurtar os dias, mas se refere ao período da tribulação que será curto, cerca de apenas sete anos.
Em outra etapa da visão de João, quando ele estava posicionado na terra, ele viu novamente os 144000 assinalados, agora na terra junto com Jesus (Apoc. 14:1-5) cantando em louvor a Deus.
Nos versículos 4 e 5 desse texto, lemos que eles eram irrepreensíveis, não se contaminaram com mulheres e eram virgens. A tendência natural do nosso raciocínio nos leva a pensar imediatamente que se tratam apenas de homens, do sexo masculino pois não se contaminaram com mulheres. Precisamos lembrar que a mulher, quando mencionada como símbolo, representa uma igreja, e não somente a igreja de Cristo, mas pode representar também uma igreja ou melhor dizendo, uma seita satânica (ver Apoc.17:1; 17:4; 17:7-8; 17:18). Portanto, essa contaminação de que fala João, se refere a idolatria, a contaminação com outros Deuses. Sempre encontramos na Palavra de Deus a comparação do pecado da idolatria como uma prostituição ou um adultério (analise Jer. 3:1).
Além de tudo isso, já vimos que os 144000 irão povoar a terra no milênio o que seria impossível se fossem apenas homens do sexo masculino.
Com relação à quantidade de 144000, em se tratando de um livro escrito com muitos símbolos, a quantidade 144000 tanto poderia ser interpretada como literal como poderia ser simbólica. Esse número é um múltiplo de doze que simboliza os remidos. Poderia ser um grupo de 144000 misturados, homens, mulheres e crianças; poderia ser também 144000 homens mais 144000 mulheres; por fim poderia ser também uma quantidade qualquer de judeus, homens e mulheres, com as mesma características de fidelidade e talvez em iguais quantidades representativas da descendência de cada tribo.
Apenas por curiosidade, os almanaques de hoje trazem a estatística sobre Israel e verificamos que em 1995 a população de Israel era de 5.600.000 de habitantes, sendo 2,4% de cristãos, o que corresponde a 134.400 pessoas, ou seja, quase 144000:
Diante de tudo que foi exposto, verificamos que Deus escolheu e assinalou judeus, homens e mulheres fiéis a Jesus, para que não fossem mortos, e com isso, ficariam como "sementes" para povoar a terra durante o milênio, a exemplo do que aconteceu com Noé.
Finalmente Jesus, juntamente com a igreja, estará reinando sobre os judeus na terra cumprindo-se todas as profecias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário