AS
ÚLTIMAS TRES TROMBETAS / TAÇAS
A BATALHA DO ARMAGEDOM
A BATALHA DO ARMAGEDOM
Até aqui, com as primeiras
quatro trombetas/taças, foram atacados os elementos da natureza, e
evidentemente os homens sofreram com isso, porém agora o juízo de Deus cairá
diretamente sobre os homens, e um anjo se lamenta dizendo: "ai dos homens
que habitam na terra por causa das outras três trombetas que irão tocar"
(Apoc. 8:13). As aflições agora serão mais intensas do que as que ocorreram
antes.
Quanto ao reinado da besta,
começa agora o seu declínio e a lamentação sobre a terra está escrita em
Apocalipse.
Um anjo anunciou que caiu a
grande Babilônia a cidade que se tornou a morada dos demônios e ninho das
prostituições.
Temos que destacar uma voz
vinda do céu com uma mensagem para cada um de nós nos dias de hoje (Apoc.
18:4). A mensagem é para que saiamos da cidade de Babilônia para não sofrermos
as pragas que irão cair sobre ela. Isto, traduzido, significa que devemos nos
afastar das idolatrias, das prostituições, das iniqüidades e de tudo quanto
seja abominação contra nosso Deus. Esta tem sido a mensagem de Deus desde a
criação, no entanto, muitos não dão crédito às Palavras de Deus e o resultado é
este que estamos vendo acontecer no apocalipse.
A QUINTA
TROMBETA / TAÇA
No céu João viu o anjo tocar
a quinta trombeta (Apoc. 9:1-12). Nesta visão João viu uma estrela caindo do
céu com a chave do poço do abismo. Não se trata de uma estrela, astro como o
sol. A estrela também simboliza anjo (Apoc. 1:20), e neste caso se trata de um
anjo com a chave do abismo onde se encontram os demônios. Este anjo abriu o
poço do abismo de onde saíram gafanhotos com ferrões como dos escorpiões. Eles
representam os demônios que são soltos do abismo para atacarem os homens. Eles
recebem ordens para que ataquem somente os homens que não tem o sinal de Deus
(Apoc. 9:4), ou seja, os 144000 que tem o sinal de Deus não são atacados. Esses
demônios irão atormentar os homens durante cinco meses sem provocar a morte. O
sofrimento será tão intenso que os homens desejarão a morte, mas não
conseguirão morrer (Apoc. 9:5-6,10). Diz ainda o texto que esses gafanhotos,
que eram demônios, tinham um chefe chamado Abadom, em hebraico, e Apolion, em
grego (Apoc. 9:11).
É curioso notar que se o
espaço de tempo entre cada trombeta for de seis meses em média, teríamos no
total, sete períodos de seis meses cada um totalizando quarenta e dois meses
que é o tempo desse período de tribulação, e estamos vendo que o flagelo da
quinta trombeta tem uma duração de cinco meses.
Na terra, João vê o anjo
derramar a quinta taça (Apoc. 16:10-11). O resultado é a visão dos homens
seguidores da besta se contorcendo com chagas e dores insuportáveis. Tamanho é
o sofrimento que eles blasfemavam contra Deus e nem mesmo assim se arrependiam
de suas iniqüidades.
Este é o primeiro ai (Apoc.
9:12).
A SEXTA TROMBETA
/ TAÇA
No céu João viu o anjo tocar
a sexta trombeta (Apoc. 9:13-21). Um novo exército de demônios ataca os homens,
agora provocando guerras e mortes, quando morre a terça parte dos homens na
terra. O cenário é o rio Eufrates, que ainda existe nos dias de hoje, onde será
a via de acesso para a grande batalha do Armagedom. Esses demônios atacam e
matam uma grande quantidade de homens e congrega os demais para a batalha
contra Jesus e sua igreja, que logo estará voltando à terra. Mesmo ainda com
essa praga os homens não se arrependem (Apoc. 9:20-21).
Na terra João viu o anjo
derramar a sexta taça (Apoc. 16:12-16). O rio Eufrates se seca para servir de
via de acesso aos que irão ao encontro de Jesus para lutar contra ele.
Simbolicamente, João vê sair demônios da boca do dragão, da besta e do falso
profeta que irão tentar e congregar os homens para essa grande batalha. E o
dragão, a besta, o falso profeta e o exército de homens seguidores da besta se
juntam em um lugar que se chama Armagedom. Este é o segundo ai (Apoc. 11:14).
A SÉTIMA
TROMBETA / TAÇA
No céu João viu o anjo tocar
a sétima trombeta (Apoc. 11:15-19). É o fim. No céu há um clima de louvor
diante de Deus. O templo se abre e se vê a arca do concerto. Ouve-se vozes,
relâmpagos e trovões, o sinal da última ira de Deus caindo sobre a terra.
Acontece um grande terremoto e cai chuva de pedras na terra.
A arca do concerto vista no
templo é a mesma arca feita por Moisés por determinação de Deus, e que era
usada para transportar as tábuas dos dez mandamentos e a lei de Deus (Êxodo
25:10-16).
Na terra João viu o anjo
derramar a sétima taça (Apoc. 16:17-21). É o fim. É a hora da grande batalha do
Armagedom. Nesta visão João também ouve as vozes relâmpagos e trovões, acontece
um grande terremoto como nunca houve na terra. A cidade se fende em três
partes; é agora que desaparecem os montes, vales e ilhas.
A BATALHA DO
ARMAGEDOM
João vê Jesus voltando com a
sua esposa, a igreja que havia subido como sua noiva (Apoc. 19:11-16). Esta
visão está simbolizada com Jesus sentado num cavalo branco seguido da sua
igreja também em cavalos brancos. Deus convoca todas as aves de rapina do céu
para se prepararem para a ceia, pois logo haverá muitos cadáveres para elas se
alimentarem (Apoc. 19:17-18). A besta e seus seguidores estão reunidos para
atacarem a Jesus (Apoc. 19:19). A besta e o falso profeta, esses dois homens
que atormentaram os santos e enganaram os povos da terra durante a tribulação,
são lançados vivos no lago de fogo e enxofre (Apoc. 19:20). Esses dois homens
estão neste instante inaugurando o lago de fogo. São os primeiros a serem
lançados nesse inferno eterno. E todos os demais homens seguidores da besta são
mortos pela palavra de Jesus (Apoc. 19:21), no meio dos abalos acontecendo com
a sétima trombeta / taça.
Esta batalha irá ocorrer num
lugar chamado de vale do Megido, de onde vem o nome Armagedom (Zac. 12:11).
Nesta batalha os homens não
se atemorizam com a presença de Jesus. O profeta Isaias faz comparação com o
leão e o cachorro que rugem diante de sua presa e não se espantam com o pastor
diante deles (Isa. 31:4).
Na seqüência dos
acontecimentos, Satanás é preso e amarrado por mil anos, enquanto durar o
reinado de Jesus na terra (Apoc. 20:3), e quando terminarem os mil anos, então
ele será solto por um pouco de tempo. Mais tarde veremos porque ele terá que
ser solto.
Assim termina o período de
tribulação após a abertura do sétimo selo e o tocar da sétima trombeta. A terra
está restaurada, sem maldições, os homens rebeldes foram todos mortos e ficarão
aguardando o dia do juízo final para a ressurreição e condenação.
Jesus já está de volta à
terra com sua igreja para reinar sobre os judeus representados pelos 144000
assinalados por Deus os quais irão povoar a terra nos próximos mil anos.
O novo ambiente da terra
agora é completamente oposto ao que vimos na tribulação. Jesus irá reinar numa
terra totalmente restaurada num ambiente de paz e prosperidade.
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